ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Biografia

Tio Ladú

Claudimiro Henrique Cares nasceu em 06 de julho de 1933, filho de Bernadino Abade dos Santos e Barbara Henrique Cares. Guilhermina Neponucena Gomes, filha de Jacinto Neponucena Gomes e Antônia Abade dos Santos, nasceu no dia 25 de junho de 1932, ambos filhos legítimos de Nova Roma, nascidos no povoado Cana Brava e nomes especiais na história da cultura do município.

De origem simples, cresceram em Nova Roma e trilharam nessa terra suas histórias de trabalho, luta e muita alegria, marca registrada dos dois.

No dia 17 de agosto de 1960, o matrimônio uniu Claudimiro e Guilhermina, ou melhor, Tio Ladú e Tia Guilhermina, começando assim uma história de amor e cultura. Eles criaram seus cinco filhos com o trabalho na roça, Tio Ladú era lavrador, carpinteiro, pedreiro e conhecido por fazer caixões, portas, bancos e violas, que ele inclusive amava tocar, tudo aprendido sem frequentar a escola, movido pelo dom e força de vontade.

Tia Guilhermina também trabalhou na roça e não frequentou a
escola, aprendeu a fiar na roda e no fuso e com muito capricho produzia cobertas de algodão.

Falar em Tio Ladú e Tia Guilhermina é falar de animação e alegria,
desde cedo encontraram nas atividades culturais e religiosas a maneira perfeita de expressar a paixão pela vida e pela dança.

Tio Ladú tocava viola sempre que podia, os visitantes de sua casa Já eram recebidos com musica, a arte estava correndo em suas veias, além de folião sabia sapatear como ninguém. Juntos se tornaram o casal referência em dançar e cantar a súcia e o congo, levavam alegria e arte por onde passavam e a cada dia se tornavam produtores da cultura novaromana, conhecidos em todos os cantos da cidade e sinônimo de alegria, vitalidade e festa.

Tia Guilhermina

Aprenderam e ensinaram as tradições e danças que hoje são parte da nossa cultura local, deixavam todos encantados, pois mesmo após se tornarem idosos continuavam esbanjando alegria e dançando como nunca.

F

Tio Ladú faleceu em 04 de agosto de 2016 e Tia Guilhermina no dia 31 de maio de 2021, deixando saudades e um legado de alegria, trabalho e cultura.

É inegável que Tio Ladú e Tia Guilhermina são nomes importantes na construção da nossa história e cultura, e que seus ensinamentos ajudaram a criar a identidade do povo novaromano e são os nomes ideais para nossa casa de cultura.

A casa de Cultura Tio Ladú e Tia Guilhermina carrega a história, o nome e a alma de duas pessoas que emanavam alegria e amor a vida e que serão eternizados na história de Nova Roma.

Duas almas tão especiais e brilhantes jamais irão morrer, estão vivos nos ensinamentos e agora na nossa Casa de Cultura, reforçando a frase sempre dita por Tia Guilhermina: “Se morrer for descanso, eu quero viver cansada”.

Pesquisa: Izabela Candido da Silva